domingo, 24 de maio de 2009

Noite de Fondue

Ao contrário do que muitos acreditam, fondue é uma palavra feminina, e significa “queijo fundido ou derretido”. A Fondue é um prato original da Suíça francesa, normalmente à base de queijo, aquecido sobre uma lamparina conhecida como espiriteira ou réchaud, ou outra fonte de calor pouco intenso e do qual as pessoas se servem diretamente.
Consiste basicamente em uma mistura de queijos (normalmente Gruyère e Emmental) fundidos com vinho, acompanhados de pedaços de pão, batata e cenoura, mergulhados na fondue com um garfo especial.
Conta-se que no século XIII moradores dos Alpes Suíços tiveram uma superprodução de queijo que endureceu com o inverno. Para evitar a perda e conservá-los, derreteram o excesso produzido e acrescentaram Kirsch (bebida alcoólica local à base de cereja). Enquanto preparavam, iam provando com pão para determinar o tempero.
Com o passar do tempo, a operação se transformou em celebração e o queijo fundido, na fondue que conhecemos hoje: degustada entre amigos durante o inverno. Como em todo ritual, o prato foi adaptado e, além da fondue de queijo, há ainda a bourguignonne (fondue de carne), a fondue chinesa (fondue chinoise), bastante servida em restaurantes na Suíça, feita à base de carnes, peixes e legumes, fervidos num caldo de carne com diversas especiarias e finalmente a fondue de chocolate com frutas. Gosto e apreciação.


E assim foi sábado à noite: uma celebração entre amigos, adaptada aos nossos moldes: quase nenhuma cerimônia ou frescura, muito sabor e apreciação.

Um misto de quase todas as receitas, com um pouco de cada carne (frango, porco, carne, peixe e lula), diversos molhos e muitos paplpites, que diga-se de passagem, funcionaram muito bem. E no fim, finalizamos todas as com chocolate acompanhado de frutas e waffles.

Preparamos juntos, comemos um bocado, bebemos outro tanto, conversamos muito e rimos bastante. Saímos pesados pelos excessos da gula, mas leves pelos efeitos da celebração.

Que muitas venham!

Semana que vem, nova desculpa: meu aniversário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário